Reggae Portal Roots

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Rita Marrley

Rita nasceu no dia 25 de julho de 1946 em  Santiago de Cuba. Filha de Leroy Anderson e Cynthia “Beda” Jarrett. Ela cresceu aos arredores de Beachwood Avenue , localizada na cidade de Kingston, Jamaica. Rita foi criada por sua tia Viola em Greenwich Park Road   Bob Maley era dos arredores de Trenchown .
Em meados dos anos sessenta, Rita conheceu Bob MarleyBob  após reunião com Peter Tosh . Depois se soube que ela era uma cantora, ela foi convidada para um teste para os Soulettes , mais tarde conhecido como o  I Threes I . O grupo incluiu Rita, seu primo  Constantine Dream Walker , e Marlene "Precious" Giffordwas.  Bob se tornou o mentor do grupo e gerente e trabalhando juntos, ele e Rita se apaixonaram.
Os dois se casaram em 10 de fevereiro de 1966. No entanto, a razão para o seu casamento foi dito ter sido uma maneira de tornar mais fácil para Rita de imigrar para os EUA. Bob deve ter decidido viver em os EUA depois de uma visita com sua mãe em Delaware. Criada cristã, ela se envolveu no movimento Rastafari antes de testemunhar estigmas  durante a visita de Haile Selassie  à Jamaica em 21 de abril de 1966. Ela permanece, no entanto, um membro ativo da Igreja Ortodoxa da Etiópia.
Após a morte de Marley, ela gravou alguns álbuns sob seu nome, sendo que alguns dos albums fizeram sucesso no Reino Unido. Em 1986, Rita tomou a decisão de transformar casa de Bob Marley no Museu  Bob Marley . Ela é também a Fundadora e presidenta da Fundação Robert Marley,  Bob Marley Trust, e o  Bob Marley Grupo de Empresas. Ela fundou a Rita Marley Foundation em 2000. Ela também adotou 35 crianças na Etiópia e já atendeu mais de 200 crianças na Escola Metodista de Konkonuru, em  Gana onde também assumiu o compromisso de impactar positivamente suas vidas

Um comentário:

  1. Caramba, to de cara com a história dela, conheço várias musicas, e uma linda voz, mas não sabia da história dela, uma historia de muito amor e dedicação ao próximo.. muito lindo, legal ler sobre os cantores, saber suas origens bacana mesmo. Valeu!!! Maria Marconi

    ResponderExcluir