Reggae Portal Roots

domingo, 14 de maio de 2017

HISTÓRIA E DISCOGRAFIA DE J.C. LODGE (June Lodge)

A cantora June Carol Lodge,ou J.C. Lodge, nasceu em primeiro de Dezembro de 1958, em Londres, Inglaterra,é também atriz e artista plástica..
Nascida de  um pai jamaicano e a uma mãe britânica, J.C. Lodge foi levada a morar na Jamaica quando criança.
Lá, fã dos Beatles tornou-se logo imergida em R& B e reggae, e cantava tudo o que se ouvia..
Na High School, um relacionamento com Errol O' Meally conduziu Lodge ao longo de seu trajeto da música.
Era uma compositora de talento, e usou sua voz para apresentar algum de seu material ao produtor Joe Gibbs..
Começou cedo em sua carreira,e teve uma descoberta enorme com Joe Gibbs quando a canção "
Someone Loves You Honey" explodiu na Holanda e vendeu mais de 500.000 cópias. Cobriu as cartas jamaicanas, e ganhou os discos de ouro e  platina como cantora nos Países Baixos.Se juntou mais tarde com o guitarrista e músico Willie Lindo, e assim fez um bom número de canções no topo das cartas jamaicanas,em 1982 gravou o álbum´´Someone Loves You Honey´´ (June Lodge Featuring Prince Mohammed) com o cantor George Nooks AKA Prince Mohammed, que conduziu depois ao álbum "Revealed" ; liberado pela gravadora RAS em 1984 .Em 1985 lançou o álbum ´´Revealed´´ , antes de assinar com Gussie Clarke na etiqueta Music Works , e liberar os álbuns ´´I Believe in You´´ e ´´Selfish Lover´´.
" Telephone Love" , gravada para Clarke em 1988, foi a primeira trilha do reggae dancehall a cruzar-se nos mercados com o R& B e hip-hop nos Estados Unidos, cobrindo as cartas urbanas em Nova Iorque e em outras cidades, e ganhando um negócio com a etiqueta Tommy Boy/Warner Bros,embora a associação fosse limitada ao álbum ´´Tropic of Love´´ e o single "Home is Where the Hurt Is"..
Os álbuns de Lodge consistiram na maior parte em reggae, mas também em algum material de R& B e pop também, escrito geralmente por O'Meally ou J.C Lodge.. Os produtores como Joe Gibbs, Willie Lindo, Gussie Clarke, Errol O’Meally and Neil Fraser (a.k.a. Mad Professor), criaram o produto que garantiu para J.C.Lodge diversos sucessos e concessões prestigiosas através do mundo..
June Lodge também trabalhou como backing vocalista de Peter Tosh e dezenas de outros artistas como Ras Karbi,Ruddy Thomas,Prince Junior, Lovindeer,Desi Roots e Paula Clarke. Logo em seguida foi que J.C. Lodge contribuiu com uma versão bonita de "Joy To The World" no álbum de natal da RAS. Após um álbum com Tommy, J.C . Lodge retornou à família de RAS e entregou três álbuns excelentes no selo desde esse tempo.
Outras canções de Lodge incluem "More Than I Can Say", "Someone Loves You, Honey," e "Make It Up." Cantou um dueto com Tiger em "Love Me, Baby" e com Shabba Ranks em " XXX" ...
Em 2001, retornou a sua Inglaterra nativa, e gravou os álbuns Reggae Country e Reggae Country 2 para a etiqueta Jet Star, 2 álbuns de reggae das covers de canções country americanas,e gravou também para a etiqueta Greensleeves. Lodge é igualmente uma pintora realizada, exibindo em galerias de arte de Kingston, e atuou em diversas produções de teatro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário